sexta-feira, 28 de junho de 2013

Porque as Mamãs também merecem # 3

E com este calorzinho bom, sim bom, não nos vamos queixar agora de que está calor a mais, pois há uma semana e pouco atrás chorávamos e resmungávamos com S. Pedro que só nos mandava chuva e frio....bem, com este calor, aqui ficam mais umas sugestões para as Mamãs. Vejam que delicia estas peças para "praiar" ou passear.












Já fizeram like aqui?


quinta-feira, 27 de junho de 2013

Canseira boa...

Às vezes não têm a sensação que são a super-mulher, que  têm a capacidade de pensar em mil e uma coisas, colocar cada pensamento, cada lembrança, cada to do, no seu respectivo cantinho e ir fazendo tudo e mais alguma coisa, como se estivéssemos robotizadas.
Não sinto cansaço enquanto estou na labuta do dia a dia, ora seja no escritório, seja a caminho de casa e a pensar o que vai ser o jantar, a pensar no que tenho que preparar para o dia seguinte e ao mesmo tempo caem telefonemas de trabalho e que no dia seguinte não podem ficar esquecidos. Não sinto  cansaço quando em casa coloco tudo em ordem e tratos do jantar, da roupa da MF, da nossa, ainda que com empregada há coisas que só nós sabemos fazer e queremos fazer, à nossa maneira.
Tenho um marido que ajuda e colabora e trata dos banhos e  por vezes do jantar, mas ainda assim a maior parte destas pequenas grandes tarefas são minhas.
São minhas porque muitas vezes eu instituí assim, porque acho que só eu as sei fazer, porque acho que assim fica melhor, porque, porque...não sei delegar lá muito bem, vou tentando, mas ainda tenho um caminho a percorrer.
São pequenos nadas, pequenas tarefas que somadas dão grandes tarefas, é o lembrar de não sei o quê quando já estou a sentar-me no sofá, é o descongelar a carne e retirá-la antecipadamente do congelador, é a roupa, os brinquedos e tantas outras coisinhas.
Depois tenho e quero muito ter tempo para estar com a MF e com o J, eles merecem e às vezes sobra pouco tempo. Até acho que consigo gerir bem o tempo, mas ele não estica, de todo, e os meus dois pipocos também querem conversa, querem brincar, quer partilhar coisas, e eu também.
Quando finalmente me sento o meu corpo cede completamente ao sofá, as pernas são percorridos por um formigueiro e aquecem como se estivessem a expandir, a minha vontade é ficar colada, não sair dali e deixar que o sofá envolva o meu corpo e de preferência com uma massagem...é o que mais desejo ao final do dia.
Ainda há tempo para brincar um pouco, contar uma história e deitar a MF. Depois, com a minha mania das arrumações, lá vou arrumar os brinquedos espalhados na sala (ainda que a empregada vá na manhã seguinte, parece burrice minha, mas sou mesmo assim).
Até que finalmente vejo a minha cama, que me parece ainda mais fofa e aconchegante que nunca...deito-me e deixo que a sensação de descompressão e relaxe se espalhe e me conduza até um soninho bom, pois esta é uma canseira boa...não posso reclamar.


Já fizeram like aqui

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Mercado dos Santos



O Mercado dos Santos é já no próximo dia 14 de Julho.
Para quem não sabe o Mercado dos Santos está a ser organizado pela Marisa Barroca e tem como finalidade ajudar, sermos solidários.
Todos estão convidados a participar, a visitar o Mercado dos Santos a levar bens essenciais, roupa ou brinquedos, a doar sangue, pois estará presente o CEDADE para recolher sangue e medula.
Todos os fundos arrecadados serão para 3 pessoas que precisam da nossa ajuda, o Renato, o Filipe e o Nando...não fique indiferente a esta realidade.
Além das actividade para os miúdos, pode também encontrar peças giras à venda, a preços muito simpáticos...participe, compre, visite, contribua, seja solidário...todos agradecem.

Não se esqueça, dia 14 de Julho, na Casa dos Vizinhos, na Rua Costa Cabral nº 929 - Porto, entre as 10h e as 21h.

Mais informações veja aqui.




terça-feira, 25 de junho de 2013

Noite de S. João

O S. João é sempre motivo de festejo mas a duplicar, além da festa em si, a véspera é também aniversário da minha Mãe...
Este ano fizemos um lanche, eu e a minha irmã preparamos tudo e foi só a Mãe regressar de férias que estava tudo pronto...
Depois do lanche seguimos para casa do T que fez uma sardinhada bem à maneira são joanina.
Muitos adultos, muitas crianças a correr, de martelos na mão, animação completa.
A MF também andou com um martelo (já não sei bem de que amiguinho), mas lá andava. O soninho falou mais alto e ainda que já fora de horas adormeceu e não viu os balões a serem lançados, nem os que não conseguiram subir pois arderam logo ;-)
Estava uma noite agradável, em boa companhia, com um luar fantástico, alguns sons da festa de Nevogilde que estava perto e uns foguetes à mistura, que juntamente com a lua iluminavam a noite de S. João.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Parece que sim...

Parece que sim, que o meu S. João trouxe o Verão...só espero que seja para ficar...


quinta-feira, 20 de junho de 2013

Verão e S. João

Parece que é amanhã que chega o Verão...parece porque pelo que se tem visto nem Primavera, quanto mais Verão.
O que eu mais queria era que as estações fossem bem definidas, tal como acontecia quando era miúda, os Invernos eram frios e chuvosos, a Primavera era serena e amena, o Verão tinha dias tórridos e noites quentes e o Outono trazia-nos dias mais melancólicos mas com aquele cheirinho bom a terra molhada.
Acho que de nada adianta falar sobre o tempo, a não ser em tom de desabafo. Contra o tempo não adianta perder tempo, por isso o melhor é aproveitar bem os dias de sol e calor que por aí forem aparecendo. Dizem os entendidos que pelo menos nos próximos 4 ou 5 dias as temperaturas aumentam e o sol será uma constante.

Perfeito para o S. João, para comer sardinhas, lançar balões e saltar fogueiras...é disso que estou à espera, de noites longas e agradáveis sem roupa que não é desta época.
Já que para as minhas férias não sei se terei de ir de gabardina ou cachecol, pelo menos na noite do Santo da minha cidade posso ter Verão, pois já diz o ditado " Ande por onde andar o Verão, há-de vir pelo S. João" Assim seja...

Já fizeram like aqui?

Uma doçura # 5

A minha doçura está cada vez maior e mais menininha. Cada vez mais querida, mais doce, mais arisca, mais ternurenta, mais autónoma, com mais vontades, mas sempre a minha bebé.
Já vou no 5º post, já descrevi tanto sobre  MF aqui e em todos os posts anteriores que, poderia parecer que já escrevi muito acerca, mas não, há sempre muito para contar, para descrever. Cada dia é uma novidade, uma aventura.

Continua muito autonoma no que diz respeito às refeições e agora começa a querer calçar meias e sapatos sozinha ;-)
Não passa dia que não me chame para junto dela e me peça para sentar no chão, ela senta-se no meu colo e a mamã fica a ver o bairro do panda, sid ciência ou a vila moleza e tenho que comentar o que os bonecos fazem, quem são, etc. Ainda ontem foram dois episódios do Panda seguidos...

Adora autocarros (não sei porquê, nem nunca andou em nenhum, o que terá que acontecer em breve) e à custa disso, aprendeu a dizer "Olha"... a 1ª vez que aconteceu ía de carro comigo e só ouço "Olha, olha, mamã"... lá tentei olhar para ela, mas estava normalíssima  até que vi o seu pequeno indicar a apontar para uma autocarro e aqueles olhos negros e enormes cheios de alegria a olhar para um autocarro.
Acreditem não há autocarro que ela não veja e já dei comigo a ir por sítios onde sei que estão vários autocarros parados, só para ouvir um"oooolha mamã"... Aliás volta e meia quer que eu e o Pai a acompanhemos até à varanda da sala,  para ver os autocarros passarem.
Adora contar e diz muito bem o "2", tudo é "dos, dos". Conta lápis, vasos, bonecas...o que aparecer.
E quando lhe pergunto como gosta da Mamã, abre os bracinhos como se fosse espreguiçar e diz "assssim". Derreto-me...
Delira com carros, mas sentar-se ao volante, tanto que volta e meia o Pai ou Avô A. a colocam ao volante dentro da garagem e aí vai ela toda contente. Pior é tirá-la do volante... temos uma Michèle Mouton e não sabemos ;-)


Já fizeram like aqui?



quarta-feira, 19 de junho de 2013

Atravesso onde?

A falta de civismo e de respeito pelos outros impera neste país. Ensinamos os nossos filhos de que devem atravessar a rua na passadeira olhando sempre para ambos os lados e que na passadeira (supostamente) estão mais seguros. Balelas, meus caros, sinceramente não sei onde é mais seguro atravessar a rua. A falta de civismo e de respeito pelas regras de trânsito é gigantesca, pelo que qualquer dia teremos apenas passagens áreas em todas as  estradas, ruas ou vielas deste país.
Ainda ontem saía do escritório e decidi que me queria tornar milionária e fui tentar a sorte fazendo o euro-milhões  Partilho que continuo com os mesmos  euros na minha conta, porque o jogo e eu não temos muita ligação ;-)
Mas retomando as passadeiras, a rua do escritório tem apenas um sentido mas duas faixas de rodagem e se em condições normais tento não atravessar fora das passadeiras, nesta rua em particular ando os metros que forem precisos para o fazer, pois parece que no inicio da rua dão corda aos carros e aí vêm eles, a mais que os 50 Km / hora, num local movimentado dentro da cidade e com imensas passadeiras.
Coloquei-me junto à passadeira, mas nunca avançando sem ter a certeza de que carros começam a abrandar e param mesmo. Na primeira faixa que tenho que passar, gentilmente (deveria dizer que é sua obrigação, mas às vezes parece mais um favor), um automobilista parou. E se eu acreditasse na conduta, nas regras de trânsito, no civismo tinha avançado para a segunda faixa e acreditem tinha sido atropelada 3 vezes, pois mesmo vendo um carro parado, os outros, com pressa sabe-se lá para quê, passam à minha frente  Parada no meio da rua em cima de uma passadeira ainda vejo um anormal de um condutor a resmungar por eu estar ali, por eu ser um peão que resolveu atravessar a rua...mas o que é isto meus amigos? Onde estamos? Num país de terceiro mundo onde as regras não existem?
Claro, depois admirem-se que o número de atropelamentos, alguns com consequências fatais tenha aumentado.
Também sou condutora, mas sei o que é um zebrado na estrada, sei o que é um peão e que eles têm prioridade para atravessar. Olhos abertos peões e cautela nas passadeiras, não se julguem seguros, nem com a razão do vosso lado.
E senhores automobilistas respeitem as passadeiras, perdem 30 segundos e depois?!? Qual é o drama? Drama são as consequências fatais e irreversíveis do desrespeito pela vida e integridade física dos outros.

Já fez like aqui?

terça-feira, 18 de junho de 2013

Para os mais românticos e não só...

Para os mais românticos e não só deixo-vos alguns exemplos de como podemos perpetuar a tradição, não só nos lenços como noutras peças e deixar a nossa casa, mais aconchegante e acima de tudo romântica.
Já vos falei e divulguei algumas peças (que podem adquirir entrando em contacto comigo) aqui e aqui.


Vejam agora estas verdadeiras declarações de amor...









Qualquer questão entre em contacto via email: emaildatiacocas@gmail.com


Nota sobre o lenço dos namorados: É uma peça de artesanato e vestuário típico do Minho, sendo usado por mulheres com idade de casar.
Era hábito a rapariga apaixonada bordar o seu lenço e entregá-lo ao seu amado quando este se fosse ausentar. Nos lenços poderiam ter bordados versos, para além de vários desenhos, alguns padronizados, tendo simbologias próprias.
Era usado como ritual de conquista. Depois de confeccionado, o lenço acabaria por chegar à posse do homem amado, que o passaria a usar em público como modo de mostrar que tinha dado início a uma relação.
Se o namorado (também chamado de conversado) não usasse o lenço publicamente era sinal que tinha decidido não dar início a ligação amorosa. 
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Len%C3%A7os_de_namorados

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Porque as Mamãs também merecem...# 2

Adoro esta rubrica, porque cada vez que a escrevo e pesquiso as marcas vejo novos colares, novas pulseiras e mais, dá-me vontade comprar tudo.
Como acho que devo partilhar coisas bonitas, aqui ficam mais umas marcas.
















Já fez like aqui?

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Comida...o que devo, o que não devo

No seguimento do post "Toca a mexer" (ver aqui) segue-se o que devo ou não devo fazer relativamente à comida.
Para acompanhar o exercício físico, nada como ter cuidado com o que se come. Não precisa exagerar nem deixar de comer, mas convém ter algumas regras...

Deve:


  1. Fazer pelo menos 5 refeições diárias (acredite que não é exagero, desde que saiba comer).
  2. Fazer pequenos lanches entre refeições.
  3. Começar sempre uma refeição com uma boa e bela salada.
  4. Tenha sempre uma barrita de cereais, ou 2 ou 3 bolachas integrais ou maria, na gaveta do escritório ou na sua carteira, para quando tiver fome, assim evita ir à confeitaria mais próxima e devorar um bolo delicioso, mas repleto de calorias.
  5. Ingerir bastante agua diariamente, cerca de 1,5lt.
  6. Ingerir alimentos ricos em fibras.
  7. Ingerir legumes diariamente.
  8. Ingerir fruta diariamente.
  9. Comparar os rótulos dos alimentos diet e light para ver se realmente são menos calóricos  Nem sempre isso é verdade.
  10. Comer ameixa, melancia, melão, morango que são menos calóricas.

Não deve:

  1. Fazer dietas milagrosas em que que perde peso num curto espaço de tempo.
  2. Petiscar salgadinhos (sim são deliciosos  mas só em ocasiões especiais), nem bolachas recheadas (seja qual for o recheio).
  3. Repetir a refeição.
  4. Beber refrigerantes, mesmo os diet e light.
  5. Comer atum e sardinha em óleo, já existe uma versão light.
  6. Comer fritos, prefira os cozidos ou grelhados.
  7. Ingerir bebidas alcoólicas, apenas esporadicamente e em pequenas quantidades.
  8. Ir às compras com fome, vai comprar comida que não precisa e o mais provável é que seja muito calórica. Pior vai comprar um qualquer snack ou bolachas para comer quando sair do supermercado.
  9. Acumular fome...tenha sempre cenoura por exemplo descascada e pronta a comer, no frigorífico  para quando tem ataques de fome.
  10. Ir a restaurantes fast-food.
E em breve umas receitas apetitosas e pouco calóricas.

Já fez like aqui?

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Porque as Mamãs também merecem...# 1

Porque as Mamãs também merecem deixo-vos nesta rubrica, sugestões de roupa, bijutaria, ou qualquer outro tipo de acessório que qualquer mulher gosta de ter e não se importa que lhe ofereçam mesmo quando as gavetas, os armários estão cheios...



















Já fizeram like aqui?






quarta-feira, 12 de junho de 2013

Toca a mexer

Conforme prometido inicio hoje a rubrica " Em forma" e em forma significa alimentação saudável  consciente, de acordo com o nosso organismo, com as nossas necessidades, exercício físico, sem exageros, ser feliz e sorrir todos os dias.
Como já vos disse não sou nutricionista, nem tenho qualquer formação na área, apenas deixo aqui dicas do que considero útil, para quem quer estar em forma, para quem quer ser saudável. 
Hoje vamos mexer, vamos mexer pernas, barriga, "bum bum", braços...e sem ir ao ginásio.

Nem sempre é fácil conciliar horários, nem sempre temos disposição para depois de um dia de trabalho ir para o ginásio, mas se Maomé não vai à montanha, vai a montanha a Maomé.
Então se já tem algumas noções de como fazer os exercícios tanto melhor,  senão vá com calma e cuidado.
O ideal era acordar mais cedo e fazer exercício logo pela manhã, assim fica logo feito, acorda o seu cérebro, e com toda a certeza vai cumprir todos os exercícios com mais disciplina.
Reserve 20 a 30 minutos todos os dias e comece pelos alongamentos.
Alongue braços e pernas (cerca de 10 a 15 segundos para cada alongamento), necessita sempre fazer um aquecimento, pois esteve 8 horas deitada sem fazer nada.




Marcha
Faça um minuto de marcha normal, para aquecer e depois comece com uma marcha mais vigorosa. Marche elevando o joelho cada vez mais alto durante cerca de 5 minutos.


Braços
Utilize uma cadeira da sala e coloque-se de costas para a mesma apoiando os braços no tampo fazendo 15 elevações, 3 vezes. Vai trabalhar os trícepes.



Vire-se de frente para a cadeira apoie as mãos no tampo, joelhos flectidos no chão e trabalhe o peito. (3 x 15)



Barriguinha
Ainda com a cadeira deite-se no chão e coloque os calcanhares em cima da cadeira. Faça elevações, utilizando a força abdominal e não no pescoço, caso contrário chegará ao final do dia com fortes dores no pescoço e com a barriga flácida ;-) (3 x 15)



Agora sentada na cadeira flecte as pernas num ângulo de 90 graus e eleve-as e baixe-as sem tocar no chão. Vai trabalhar os abdominais no fundo da barriguinha.



Bum bum
De pé com as mãos apoiadas nas costas da cadeira eleve 15  vezes a perna direita, 15 vezes a perna esquerda e repita mais 2 vezes o exercício exercício.



Termine com alongamentos novamente, à semelhança do que fez no inicio...

Em breve publico outros exercícios para ir alternando de semana para semana e não se aborrecer. Se quiser até, ir alternado dia sim, dia não, durante a semana.

Não se esqueça de ter agua sempre consigo e de comer (não muito) de uma forma consciente e saudável (fruta, pão, barras de cereais ou bolachas, leite ou iogurte) antes do exercício. E tomar sempre um bom pequeno almoço findo o exercício (a refeição mais importante do dia, veja aqui).

Já fez like aqui?


terça-feira, 11 de junho de 2013

Novidades!!!

Novidades, é verdade. 
Em breve a TiaCocas vai trazer-vos uma nova rubrica desta feita dedicada ao bem estar, nutrição  dietas, ginástica, enfim tudo o que é preciso para um verão em forma.
E perguntam-me que verão  Pois é o tempo não está para aí virado, mas acredito, sinceramente  que melhores dias virão e que durarão algum tempo... além de que mesmo que assim não aconteça podemos na mesma estar em forma, ter um corpo bonito, fazer uma alimentação saudável...
Curiosas? Expectantes? Então estejam atentas...


Já fez like aqui?

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Oh já terminou

Pois é o fim de semana já lá vai e hoje feriado é tempo para carregar baterias para mais uma semana, ainda que curta, mas sempre intensa.
O fim de semana foi bom, deu para descansar, relaxar, fazer uma massagem, namorar, "matar" saudades da minha pipoca, enfim um fim de semana em cheio, menos o tempo, esse não ajudou muito, pois a ideia era apanhar um pouco de sol...

Eu e o J fugimos à confusão da cidade e fomos 2 dias para a montanha...






Já fizeram like aqui?