terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Eventos no Porto e Lisboa

Desde que comecei no mundo dos blogues já fui a alguns eventos dedicados em especial a Mães e futuras Mães e tenho tido conhecimento de outros, que felizmente já vão na sua segunda edição...isto quer dizer alguma coisa...

Assim sendo deixo-vos aqui as seguistes sugestões, para os meses de Março e de Abril:

Vendinha das Mães | Porto 9 de Março





Mercadito da Carlota | Lisboa 17 de Março 






Lisbon Kids Market | Lisboa 6 de Abril






http://www.facebook.com/TiaCocas



segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Frio, muito frio

Realmente nós aqui em Portugal (e em especial no litoral) não estamos habituados ao frio. Hoje quando vi que o meu carro marcava 1 grau às 9h00 da manhã senti um arrepio de frio, apesar de dentro do carro estarem uns confortáveis 24 graus.
Rapidamente pensei, como será na Rússia com 20, 30, 40 graus negativos e onde as pessoas também vivem e têm que sobreviver as estas temperaturas geladas?
Confesso que entre a chuva e o frio, prefiro este último, principalmente quando os dias são de muito sol e céu azul, principalmente quando trabalho num escritório com uma óptima exposição solar e o sol me bate nos braços e os aquece juntamente com o ar condicionado (muito importante nestes dias).
Hoje só muito bem agasalhada, com uma chávena de chá bem quente e muitos raios de sol quentes e reconfortantes para aquecer corpo e alma.


terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Guimarães

Este fim de semana estivemos em Guimarães, capital europeia da cultura em 2012 e cidade histórica, com papel predominante na formação de Portugal.
Uma cidade muito simpática, bem cuidada e com lojas muito apelativas, acolhedoras e movimentadas.
Foi eleita pelo New York Times (ver aqui) como um dos 41 locais a visitar em 2011.

Deixo-vos algumas fotos do nosso mini-passeio:







domingo, 17 de fevereiro de 2013

E a surpresa foi...

O prometido é devido e cá estou para vos contar como foi a surpresa de sexta...
Reservei mesa num restaurante na baixa portuense (assim ficava perto do destino final, Coliseu), a Flor dos Congregados.




Trata-se de um restaurante decorado em tons pastel, onde as paredes são de pedra e o tecto com vigas de madeira.
Tem um ambiente rústico, ideal para nos deliciarmos com a famosa sandes de lombo assado em forno de lenha. Mas servem também outros pratos, que ficarão para uma próxima oportunidade.



Poucos minutos antes das 22h saímos do restaurante e o J não imaginava para onde ía. Só mesmo quando chegamos à porta do Coliseu lhe entreguei o bilhete e percebi que tinha feito a opção certa na escolha da surpresa. Adorou e eu também, o concerto foi espectacular  diferente dos habituais concertos dos GNR.
O baixo eléctrico dá lugar ao baixo acústico e a guitarra eléctrica é substituída pelo violino e os teclados, são agora o som de um piano clássico. É um registo acústico e mais intimista.
Passaram temas como "Efectivamente", "Morte ao Sol", "Video Maria" e terminaram com "Dunas" que foi de arrepiar. Convidaram outros cantores (Camané, Mitó, Márcia) e tinham uma mesa de mistura fenomenal...enfim só vendo, ouvindo e sentindo.






quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Surpresa

Por cá não ligamos nada ao dia de S. Valentim, não festejamos, trocamos presentes e muito menos jantamos fora neste dia.
Não existe esse hábito e sinceramente ainda bem que somos os dois assim, pois acho que este dia se tornou muito comercial, encarecendo tudo o que se possa oferecer à nossa cara metade.

Este ano, ainda que não vá oferecer nada, lembrei-me de fazer uma pequena surpresa, mas faria-a, mesmo que hoje não fosse dia de S. Valentim,  até porque a surpresa só acontecerá amanhã, mas fica como sendo o meu miminho do dia dos namorados.
Não posso partilhar convosco, só no sábado  pois o meu marido é um leitor assíduo deste blog :-) e não convinha nada estragar aquilo que mais gosto de fazer, surpresas...

Ainda não ligando à comemoração deste dia, desejo a todos(as) meus/minhas leitores(as) um feliz dia dos namorados e deixo-vos algumas curiosidades acerca do dia (retiradas do site historia digital) 

- O Dia dos Namorados também é chamado de Dia de São Valentim, ou Valentine’s Day na língua inglesa. Originalmente, nesta data era realizada uma celebração litúrgica com jejum, em homenagem ao São Valentim, um sacerdote que desafiou as ordens do imperador romano Cláudio II.
- A data só passou a ser associada ao amor romântico na Alta Idade Média, quando floresceu a tradição do amor cortesão.  A partir do século XV, a data passou a ser associada a trocas de presentes entre os amantes, que expressavam o seu amor através de flores, doces e cartões.
- Segundo a tradição, O imperador Cláudio II, durante seu governo, proibiu a realização de casamentos em seu reino, com o objectivo de formar um grande e poderoso exército. Cláudio acreditava que os jovens, se não tivessem família, alistar-se-iam com maior facilidade.
- No entanto, um bispo romano continuou a celebrar casamentos, mesmo com a proibição do imperador. Seu nome era Valentim e as cerimónias eram realizadas em segredo. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte.
- Enquanto estava preso, muitos jovens jogavam flores e bilhetes dizendo que os jovens ainda acreditavam no amor. Entre as pessoas que jogaram mensagens ao bispo estava uma jovem cega, Astérias, filha do carcereiro, a qual conseguiu a permissão do pai para visitar Valentim.
- Os dois acabaram por se apaixonarem e, milagrosamente, a jovem recuperou a visão. O bispo chegou a escrever uma carta de amor para a jovem com a seguinte assinatura: “de seu Valentim”, expressão ainda hoje utilizada. Valentim foi decapitado em 14 de Fevereiro de 270. Esta data foi oficializada em vários países como o Dia dos Namorados.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Desafio: o que gosto e o que não gosto


Fui desafiada pela J. do blog By me (&her) para partilhar 10 coisas que gosto e 10 coisas que não gosto (vejam desafio aqui).

Como adoro desafios e em tempos já partilhei algumas das coisas que gosto (ver aqui e aqui), porque não fazê-lo num contexto diferente...


10 coisas que gosto

- dos momentos (a qualquer hora do dia) com a minha filha;
- verdade;
- o verão, o cheiro a verão;
- lealdade;
- as noites quentes;
- tranquilidade;
- praia;
- viajar;
- Jantares e serões com a família;
- Rir (muito).

E muito,muito mais....há pequenas coisas que gosto tanto...

Não coloquei a minha filha e restante família, pois esses eu adoro, amo...



10 coisas que não gosto


- pessoas que têm a mania que sabem tudo e conhecem tudo;
- mentira;
- dias cinzentos;
- arrogância;
- caril;
- falta de civismo;
- atrasos;
- desarrumação;
- berros;
- vinho.


Agora desafio a Little M, a Mum´s the boss e Filipa Cortez Faria.





domingo, 10 de fevereiro de 2013

Curiosidades sobre o Carnaval



Não sou grande fã do Carnaval, por isso não trago fotografias, não me mascarei e acho que a MF ainda é muito pequena para tal, sem contar que não iria perceber nada.
Mas gosto de saber e perceber algumas coisas sobre as épocas festivas, por isso pesquisei um pouco e deixo-vos algumas curiosidades sobre o Carnaval (retiradas do site das curiosidades)




  • A primeira máscara de Carnaval data de 30.000 anos A.C. e era fabricada e ornamentada para ser usada em celebrações, cultos e rituais de povos primitivos;
  • A festa popular conhecida hoje como Carnaval, surgiu na Grécia cerca de 600 a 520 anos a.C. Nessa época as comemorações serviam como uma forma de agradecimento aos deuses pelas boas colheitas e prosperidade. Contudo, foi somente em 590 d.C que a data passou a figurar no calendário cristão.
  • Origem do Carnaval  Dez mil anos antes de Cristo, homens, mulheres e crianças reuniam-se no verão com os rostos mascarados e os corpos pintados para espantar os demónios da má colheita.


quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Domingo também foi dia de passeio...


Domingo também foi dia de passeio. Com sol a vontade de ficar em casa diminui e nada como passear e lanchar num sitio agradável e muito acolhedor.
Fomos até ao fantástico hotel Casa da Calçada, onde ao fim de semana servem um 5 o'clock tea muito simpático, com uns scones óptimos e mais umas doçarias.
A Casa da Calçada Relais & Châteaux é um boutique hotel situado no centro de Amarante  com vista para o rio Tâmega. Trata-se de uma mansão do século XVI, muito bem decorada, com piscina, jardins e um campo de golfe nas proximidades.
Foi muito agradável e a MF adorou os scones, isto antes de ter descoberto um bolo de chocolate que tinha e que estava constantemente a pedir. Penso que nunca tinha comido bolo de chocolate, mas pelo que vi, já percebi, que quem sais aos seus...










domingo, 3 de fevereiro de 2013

Peixinhos

Não sei há quantos anos existe o SeaLife no Porto, mas nunca lá tinha ido.
Ontem decidimos com mais uns amigos levar as nossas crianças a ver peixinhos, tartarugas, raias e afins.
É uma forma diferente de passar a manhã de sábado e também educativa para as crianças que já percebem o que nós explicamos e que o vêem.
A MF e a T achavam piada aos peixinhos coloridos e que nadavam de uma lado par ao outro. A M como mais velha que é já perguntava, porquê e como é... 
A MF além de adorar ver os peixinhos coloridos, percorreu o circuito activamente e fazendo jus aos seus quase 17 meses preferiu muitas vezes andar a correr atrás da T e deliciar-se depois na loja do Sealife a ver os brinquedos que lá tinham para vender.
É certo e tinha consciência que a MF é muito pequenina para apreciar verdadeiramente um SeaLife ou um Oceanário mas vai começando a ter contacto e eu aproveitei e fui ver os peixinhos do SeaLife.