Já entrevistei a Filipa Cortez Faria algumas vezes (ver aqui e aqui), mas desta vez a entrevista que lhe fiz tem outro propósito.
A Filipa além de ser Mãe da C. e do S., de ser dietista e de ser uma querida é também a organizadora do Lisbon Kids Market e do Oporto Kids Market e foi nesse propósito que lhe lancei o desafio ao qual rapidamente aceitou em colaborar.
Curiosas? Então espreitem a entrevista acerca dos eventos Lisbon Kids Market (que decorreu nos dias 22 e 23 de Março) e Oporto Kids Market (que vai decorrer dias 5 e 6 de Abril, no Edifico da Alfândega do Porto).
1- Como surgiu a ideia de realizar LKM e o OKM?
Depois
do nascimento da C. comecei a frequentar alguns mercados/eventos de vendas direccionados às crianças e mães e como habitualmente ía em família, com o P. e
as crianças, sentia que estes eventos não estavam preparados para isso, sendo
que depois de no máximo 30m de lá estar tinha de vir embora porque a C. e o S.
ficavam impacientes.
No
seguimento do Blog My happy kids, criado em Novembro de 2012, comecei a ser
desafiada pelas marcas de que habitualmente falava, para criar um evento com
venda de roupas de criança mas que fosse “diferente”. Por isso mesmo, pelo meu
sentido crítico, e pela vontade de fazer mais e melhor pensei e desenvolvi um
conceito: um evento internacional de moda infantil e puericultura, de dois
dias, preparado para se ir em família, com actividades variadas para as
crianças, entretenimento para os pais, zona de refeições, espaço de fraldário,
cantinho da amamentação, etc., reunindo as melhores marcas num ambiente e
espaço diferenciado, com conforto e qualidade. E tratando-se de um evento de
moda infantil, com apresentação das novas colecções (daí serem no início da
estação), era indispensável ter desfiles, algo que não existia em Portugal. Por
serem as mães as principais impulsionadoras da existência deste tipo de
eventos/mercados e por sermos nós quem compra a maioria das roupas e acessórios
para as crianças, fazia sentido ter também uma pequena selecção de marcas para
as mães.
2- Quanto tempo de preparação exige este tipo de eventos?
Estes
eventos surgem do trabalho que desenvolvo diariamente no Blog My happy kids, de
maneira que a preparação é uma constante ao longo do ano, mas diria que se
intensifica nos 2 a 3 meses anteriores.
3- Envolve quantas pessoas a realização dos mesmos?
Entre
organização, produção do evento, montagens e manutenção no dia dos eventos,
cerca de 8 pessoas. Tenho de agradecer publicamente ao P., o meu marido, pelo
apoio incondicional que me tem dado, não só na preparação mas também durante os
eventos.
4- Sente grandes diferenças entre a 1ª edição e estas
últimas?
Acima
de tudo há uma maturação do conceito, há mais confiança de que tudo resultará
bem e que as pessoas sairão de lá muito contentes, não só as marcas como também
quem nos visita.
5- E existem grandes diferenças entre organizar um Kids
Market no Porto ou em Lisboa?
Naturalmente
que a proximidade ou distância fazem diferença e é por isso mais fácil
organizar este evento em Lisboa. A distância envolve mais deslocações para a
escolha do espaço, definição das áreas para cada conteúdo e afinação de
pormenores, mas de qualquer forma, como aprendi a delegar, a distância não é
problema e por isso faço cerca de 2 a 3 viagens antes do evento do Porto
acontecer.
6- A próxima edição do OKM é já nos dias 5 e 6 de Abril,
alguma novidade a ser apresentada que possa partilhar?
As
novidades desta edição de Primavera face à de Outono têm a ver não só com uma
aposta clara em marcas relacionadas com praia, mas também um espaço destinado a
grávidas e futuras mamãs, uma parceria com o Guia de Gravidez Mamãs e Bebés,
com sessões fotográficas, formação e ofertas exclusivas. Paralelamente, teremos
no sábado e domingo actuação do grupo musical Figo Maduro, que todos adoraram em
Lisboa, no passado fim de semana a propósito do Lisbon Kids Market.
7- Depois de mais um fim-de-semana muito agitado, que se
aproxima, tem já planos para novas edições ou novas ideias?
Ideias
tenho várias e alguns projectos já estão em andamento, mas que não posso para já revelar. Há cada vez mais mercados, mas ir ao Kids Market é uma garantia de um
evento de sucesso, que não é “apenas” uma venda. É a garantia de encontrar as
melhores marcas, com o selo Blog My happy kids, num ambiente glamouroso mas descontraído e muito
agradável, é um programa em família que seguramente todos vão querer repetir.
Queria
também acrescentar que este evento e conceito foram criados para dar resposta
às novas necessidades das mães de família, que têm pouco tempo, que são bem
sucedidas profissionalmente, mas que adoram estar com os seus filhos e gostam
de vestir bem as suas crianças. O que pode ser melhor do que ter reunidas num só
espaço as melhores marcas para se fazerem as compras da nova colecção? É sinónimo
de uma óptima gestão de tempo, que é essencial nos dias que correm para termos
tempo para o que é verdadeiramente mais importante, a nossa família.
Obrigada Filipa...e muito sucesso no próximo fim de semana.
Sem comentários:
Enviar um comentário