A gravidez é uma fase muito bonita na vida de uma mulher, mas há que ter cuidados básicos, importantes não só para 9 meses tranquilos, como para o pós parto.
Estou com cerca de 6 meses e os meus cuidados começaram desde o dia em que descobri que estava grávida.
A alimentação é fundamental:
- Se não somos imunes à toxoplasmose há que ter cuidado com a carne mal passada, frutas com casca ou que venham directamente da terra, saladas mal lavadas e desinfectadas e alguns animais domésticos;
- Estar grávida não é sinónimo de comer por dois, mas comer bem. Não exagerar nos doces e salgados e comer fibra, fruta, proteína.
- Agua, beber muita agua. Agua e não refrigerantes (que contem imensos açucares), quanto muito junte umas gotas de limão ou lima (óptimo no Verão).
Cremes:
- À medida que o tempo passa, a barriga cresce e com ela a pele estica e no final das 40 semanas, muito mesmo. É fundamental que desde cedo (geralmente desde o final do 1º trimestre) se comece a usar um bom creme anti estrias.
- Mesmo no pós parto com a ajuda de uma boa alimentação (e de exercício quando for possível), um bom creme reafirmante é fundamental.
Descanso:
- Tente dormir pelo menos 8 horas, é bom para si e bom para bebé.
- Sempre que possível sente-se e leve as pernas, pois a sensação de inchaço pode aparecer cedo e com o tempo quente tende a piorar.
- Se já é o segundo filho (como é o meu caso), o descanso durante o dia não é tão fácil, mas há que tentar. Se o seu filho quer atenção, o que é normal, tente arranjar brincadeiras (pintar, legos, puzzles) que lhe permitam estar com ele e estar sentada.
Exercício:
- Se não gosta de ginásios, porque não aproveitar o tempo bom para passear a pé.
- Leve roupa e calçado confortável e agua para ir hidratando.
- A par do exercício poderá também usufruir de umas boas massagens, indicada para grávidas e que acima de tudo melhorem a circulação, evitando a retenção de líquidos (tão comum nesta fase).
Roupas:
- Hoje em dia as roupas para gravidas já são mais giras e acima de tudo devem ser confortáveis.
- Nada de coisas apertadas na barriga, mas cinturas descaídas ou elásticos ajustáveis são a melhor opção.
- Podemos utilizar muita roupa de não grávida, pois túnicas e determinadas blusas e vestidos podem ser utilizados com e sem barriguinha.
- Podemos estar giras, fashion com uma barriguinha bem maior que o habitual, aliás é uma barriga que tem muito estilo e que nos torna ainda mais bonitas.
Estas são apenas algumas dicas/sugestões, são apenas algumas das coisas básicas que faço e que quis partilhar.
Sem comentários:
Enviar um comentário