sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Ser Mãe, ser Pai...

Muito se fala nos dias que correm de ser Mãe, ser Pai, do que se deve fazer, dizer, como agir, como tratar os filhos, como reagir perante esta ou aquela situação.
Quando nasci e durante a minha infância e adolescência e assim como eu, tantas outras pessoas, não havia discussões do que era melhor, pior, às vezes até do que é socialmente correcto e no entanto todos crescemos e a maior parte tornou-se adultos conscientes, com princípios, educados e de bom senso...vá um ou outro que degenerou mas isso não tem que ser a regra.
Hoje em dia as redes sociais são inundadas de opiniões acerca do que é ser Pai,do que é ser Mãe, de como devemos educar os nossos filhos, o que devemos dizer-lhes na situação A, B ou C.
Deixou de haver espontaneidade, deixaram os próprios Pais de seguir o seu instinto maternal/paternal, o seu bom senso, a sua consciência do que é certo e errado.
Claro que quando escrevo tudo isto, não me refiro a Pais que acham que a melhor forma de educar é deixa-los andar, é o açoite por qualquer motivo, são os castigos desproporcionados, mas pessoas razoáveis, que foram educadas com base em determinados princípios e valores e que os querem passar aos seus filhos.
Como se faz isso? Cabe a cada um, mas claro que uma dica no momento certo de algo que poderemos melhorar é sempre bem-vinda, mas acima de tudo há que educar, ensinar, amar, dar carinho, ouvir, dar-lhes do nosso tempo e estar com eles, ensinar o que é respeito, verdade, civismo, ensiná-los de que são crianças e como tal devem brincar, divertir-se, abraçá-los, protegê-los, definir limites e regras, as crianças precisam disto, de ouvir nãos e perceberem que nem tudo é fácil na vida, de que existem regras a serem cumpridas, que devem respeitar todos a começar pelos Pais, que é aos Pais que devem obediência e não o contrário, nós controlamos a vida dos nossos filhos e não o contrário.
Se sou a Mãe perfeita? Não, cometo erros, como qualquer outra pessoa, mas todos os dias tento melhorar um pouco, no final do dia faço uma retrospectiva do que poderia ter sido diferente e do que realmente fiz bem. Se é fácil ? Não, mas o que é que é fácil na vida?
Quero criar, educar as minhas filhas com base em princípios em que acredito e que são pilares fundamentais, quero que cresçam felizes, que sejam bem sucedidas e que olhem para trás, tal como eu faço hoje em dia e reconheçam que educação que lhes dei foi a base para muito do que são hoje, do sucesso que alcançaram, do que têm e do que são.
Sejam felizes minhas queridas...e aos meus Pais muito obrigada por tudo!!!


TiaCocas no Facebook e no Bloglovin

Sem comentários:

Enviar um comentário