terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Entrevista # 4

Achei o nome do blogue giríssimo e comecei a ser sua leitora, "Entre biberons e batons" é um blogue para mães e mulheres, onde me revejo muito.
À semelhança de outros blogues este é também um young blog, que teve inicio em Junho deste ano, mas que já causa algum impacto na blogosfera





Nome: Sofia Patrício
Idade: 33 anos
Signo: Aquário 
Mãe de Gonçalo
Profissão: jornalista





1.  À semelhança das minhas anteriores entrevistadas e tal como eu o "entre biberons e batons" é um "young blog", nasce em Junho 2012. Pelo que li no seu 1º post é por ser mãe que cria este blog, correcto? Mas  não coincide com o nascimento do seu filho, aparece mais tarde este desejo, porquê?

Este blogue nasceu por vários motivos e todos eles complexos, por isso vou resumir. Quando fui mãe, senti tanta coisa ao mesmo tempo, era tudo tão avassalador, que tinha uma necessidade enorme de extravasar o que me ia na alma. O que estava a sentir enquanto mãe e enquanto mulher e mãe. E não estou a falar só do amor gigante, crescente e incondicional que sentia pelo meu filho. Estou também a falar das frustrações, dos medos, das ansiedades, das inseguranças... 
Por outro lado, queria, de algum modo, eternizar o que estava a sentir, para poder um dia mostrar ao Gonçalo o quanto o amei desde o primeiro segundo e proporcionar-lhe também um registo do crescimento dele; das gracinhas, das traquinices, das birras...
Como escrever é uma das minhas grandes paixões, pensei logo que a melhor forma de extravasar tudo isto seria escrevendo. E foi o que fiz. Comecei por fazê-lo numa espécie de diário, à moda old school, mas este verão duas amigas diferentes, que não se conhecem entre si, incentivaram-me a escrever um blogue e eu pensei: "porque não?". E cá está o Entre Biberons e Batons :) 

2. No seu 1º post diz "A maior parte de nós faz questão de desempenhar estes papéis na perfeição.", considera-se uma perfeccionista?

Sim, considero. Mas se esta característica pode ser uma virtude e um defeito enquanto mulher, então enquanto mãe nem se fala. Atenção que este perfecionismo existe na medida em que eu quero ser a melhor mãe do mundo e não na perspetiva de querer que o meu filho seja perfeito. A minha prioridade é educá-lo o melhor que sei e posso, e que ele se torne uma pessoa íntegra, com valores, e, acima de tudo, que seja feliz. No entanto, por ser tão perfecionista e humana, e não uma deusa, obviamente que erro muitas vezes e que tenho vários momentos de fraqueza. Quando isso acontece, por mais que, racionalmente, saiba que é normal, sofro mais do que se calhar devia.

3. Já conhecia o mundo dos blogues?

Sinceramente não. Apenas numa vertente profissional. Ou seja, sabia quais os blogues mais conhecidos e influentes, mas era mesmo só isso.  

4.Como foi a reacção do marido e familiares?

O meu marido achou a ideia gira, mas acredito que no início não se apercebeu bem da importância que eu estava a dar a este "projeto". A minha família também acha bem e ficam contentes por mim. Por verem que estou a gostar e que me está a fazer bem. O blogue está-me a fazer muito bem. Estou a adorar! 

5. E a sua reacção quando começou a ver que o blogue começava a ter visitas e que tinha leitores(as) que comentavam os seus posts?

Quando comecei com o blogue não pensava nisso. Não era que não me importasse, mas quando criei o blogue pensei nele como um diário aberto, um portal de partilha... só percebi a importância de saber que o blogue é lido por terceiros, quando efetivamente comecei a ter visualizações jeitosas :) É claro que ainda sou uma formiguinha na blogosfera, mas fico mesmo muito feliz quando sinto o feedback das pessoas. Não sei se elas têm noção da importância que tem esse feedback :) E mais do que sentir isso no blogue, sinto-o na página de facebook do blogue. Dadas as características desta plataforma, que funciona muito no imediato, acaba por ser um espaço mais dinâmico e mais interativo! 

6.  Assim como escreve para mães e mulheres em tom de desabafo e crónica, relê também os seus posts enquanto leitora, ou procura fazer isso junto de outros blogues?

É raro reler os meus posts. Releio antes de os publicar, claro, mas depois não o costumo fazer. Faz mais sentido para mim ler o que outras mães dizem sobre os mais variados assuntos. Até porque o que eu sinto e vivi, eu já sei. Não sei é o que as outras mães pensam e sentem "naquela" situação e creio que estes blogues servem para isto mesmo. Partilhar experiências, sentimentos... No fundo, procuro nos outros blogues o que espero que encontrem no meu. Empatia! No bom e no menos bom.

7. Inspira-se muito no seu dia a dia enquanto mãe e mulher ou pesquisa junto de amigas e conhecidas, para criar e escrever os seus posts?

Inspiro-me sobretudo no meu quotidiano  sem dúvida. Mas dele faz parte tudo o que me rodeia e nesse sentido também posso dizer que "uso" histórias de amigos e conhecidos para me inspirar. Não procuro. Simplesmente tento estar atenta ao que se passa à minha volta.

3 comentários: