quarta-feira, 9 de abril de 2014

Organização # 2

A organização, o ser organizada deve-se reflectir em todas as áreas e em todas as zonas da casa.
A cozinha é um local onde devemos ser bastante organizados e dei comigo a pensar no que fazia e no que poderia melhorar para que no final do dia tudo saísse da melhor forma:


  • Tenho sempre um bloco e caneta na cozinha, onde vou anotando tudo o que termina ou está prestes a terminar;
  • Tenho uma ementa semanal o que ajuda a planificação das refeições e também nas idas ao supermercado;
  • Depois de fazer a ementa semanal faço a lista de compras (com base no que já está anotado e na ementa) dessa semana e compro exactamente o que necessito;
  • Compro carne e peixe e muitas vezes quando não são para uso imediato, congelo. Coloco em sacos plásticos para o efeito e coloco etiquetas com o que contêm, qual a finalidade e a data da congelação. Muito mais fácil quando temos que retirar algo para descongelar, pois não precisamos olhar e voltar a olhar, sem saber exactamente o que é que ali está...depois só descongelando e corremos o risco de não sair exactamente o que pretendemos;
  • Sempre que compro latas de feijão, tomate, milho, cogumelos ou qualquer outra, uma vez que coloco as mesmas não num armário mas numa gaveta para o efeito, coloco etiquetas nas mesmas, para que ao abrir veja imediatamente o que tenho e em que quantidade, assim não tenho que retirar uma a uma até encontrar o que pretendo; 
  • Sempre que cozinho, arrumo, ou seja, à medida que vou utilizando recipientes ou outros utensílios de cozinha e já não preciso mais deles, coloco-os na máquina ou lavo-os imediatamente, assim no final sobra pouca coisa para arrumar e é muito fácil e viável para trabalhar;
  • Nunca deixo uma cozinha desarrumada, mesmo que isso implique deitar-me mais tarde, porque dei um jantar que terminou fora de horas. A pior coisa que existe (a meu ver) é acordar no dia seguinte e ter pratos e talheres empilhados na banca por lavar...além do cheiro que deve ficar na cozinha;
  • Vejam também este post, escrito em Janeiro, sobre organização de refeições.

Espero ter contribuído mais um pouco para que o dia a dia seja mais fácil e simples.

Sem comentários:

Enviar um comentário