quarta-feira, 25 de abril de 2012

Direitos + Deveres = Liberdade

E festeja-se mais um 25 de Abril...mais um ano em que se festeja o fim do regime ditatorial do Estado Novo e a implantação de um regime democrático....25 de Abril também denominado dia da liberdade.
E será que as pessoas conhecem bem o conceito da liberdade...não teremos nós uma democracia ainda "nova" e alguns conceitos são confundidos, ultrapassados e não respeitados.
Liberdade é poder decidir se queremos ou não, se vamos ou não, se falamos ou não..enfim são um conjunto de direitos que qualquer individuo têm numa sociedade livre e democrática.
Mas estes mesmo indivíduos não se podem esquecer que quem tem direitos, tem também deveres e tem que saber assumi-los e cumpri-los. Infelizmente o que tenho visto não é isso...apercebo-me que o comum do cidadão acha que todos lhe devem algo, que tem direito a isto, aquilo e não sei a que mais...e deveres? Hmmmm acho que isso não faz parte do dicionário de muitos...Dever de respeitar e proteger o nosso património, respeitar os outros, de cumprir leis, etc. 
Direitos e deveres não podem andar separados, são as duas faces de uma mesma moeda, opostos mas sempre juntos.

Sem comentários:

Enviar um comentário