sábado, 21 de abril de 2012

Saudades da antiga Atenas...

Fico "louca" quando vejo imagens de Atenas e o caos em que aquela fantástica cidade se tornou...
Estive lá em Setembro de 2006, numa altura em que a economia grega prosperava (pelo menos aparentemente) e além de achar o povo grego muito simpático e acolhedor (parecidos com os portugueses), terem um clima fantástico, a cidade é muito bonita. Simplesmente adorei a cidade...


Ele é história por outro lado, milénios de história, cada escavação para o metro encontra-se uma peça da antiguidade, são as iguarias, as esplanadas com vista para a Acrópole e o passeio pelo famoso bairro Plaka, lindo, charmoso, pitoresco...É a parte mais antiga da cidade, onde está o comércio tradicional.




Adorei passear por lá, fazer compras, ainda que por vezes gesticulando, pois alguns comerciantes mais velhos não dominavam o inglês e o meu grego baseva-se num "eukaristó" (obrigada), "parakaló" (por favor) e "kaliméra" (bom dia) e terminar com um belíssimo por do sol acompanhado de um café frapee...

E porque não passear até ao Parlamento (agora tão visto na televisão) e ver da troca a guarda... Estes homens são escolhidos a dedo...enormes, elegantes, com o seu uniforme típico, uns saiotes e uns tamancos com pompons. A cada hora quando é feita a troca de guarda, os que saem e os que entram aproximam-se com passos enormes, elevando as pernas até à horizontal, equilibrando-se nas suas piruetas, mantendo sempre a pose...Nada fica a dever ao render da guarda em Londres.




Isto é apenas uma amostra daquilo que é Atenas e do que tem para oferecer...fico mesmo triste que hoje em dia já não seja assim e que esta capital europeia esteja mergulhada no caos.
Saudades da antiga Atenas.





Sem comentários:

Enviar um comentário