domingo, 28 de setembro de 2014

Agora é para sempre...

Lembro-me quando fui Mãe pela primeira vez que muitas dúvidas e questões pairaram na minha cabeça, desde "serei eu boa Mãe", "serei eu capaz de cuidar de um bebé, um ser tão indefeso e dependente"? Mas um outro pensamento, desta feita uma certeza deixava-me pensativa e com um frio na barriga. Nada que rapidamente não passasse, mas que até aquele momento ainda não tinha tido consciência. Agora é para sempre...
Sim, para sempre e não dá para voltar atrás. Ter filhos é um passo que se dá e que não permite recuar. Isto assusta...
Sempre que comprava e compro alguma coisa tenho um talão que me permite trocar caso afinal não queira aquilo, se não trocar, posso se quiser não usar. Quando faço uma viagem, vou a um restaurante ou ver um filme, se não gostar, não repito, não volto; com um filho não podemos fazer isso.
Primeiro a imprevisibilidade é única certeza que temos. Não há dias iguais, não há padrões, não sabemos como vai ser, não podemos voltar atrás. E de uma maneira geral o ser humano gosta de coisas previsíveis e que controle, que seja possível programar e um filho não tem nada de previsível, não há receitas, formulas, dosagem, tudo é uma surpresa. Mesmo quando já somos pais de 2ª ou 3 ª viagem, as dúvida repetem-se, os bebés são diferentes, reagem de formas diferentes, por isso a imprevisibilidade mantém-se. Mas também é para sempre um amor sem limites, único e arrebatador. Mesmo com todas as contrariedades vale a pena...e quando olho para elas a dormir, quando recebo um beijinho e um abraço da MF ou vejo o sorriso da MI logo pela manhã não me importo que seja para sempre.

Sem comentários:

Enviar um comentário