segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Tão próximos e tão diferentes

Ambos são Pais, mas a forma de actuar, de fazer e a perspectiva que têm das coisas é tão diferente.
Ser Mãe, ser Pai é sê-lo para toda a vida, vivem e convivem a par, resolvem problemas, arranjam soluções, educam, mimam, mas por vezes têm perspectivas tão diferentes...querem ver?

Que roupa vestir?

Mãe: "Ora a blusa branca com a gola rosa fica bem com esta saia, mas esta é para ser usada em outra ocasião, por isso trocamos a saia, mas já não faz conjunto com a blusa. Trocamos a blusa. Agora as meias, hmmm as azuis estão para lavar, mas tinha uns 4 pares...vou ter que comprar mais"
Pai: "Ora vestir...deixa ver...esta gaveta...hmmm isto dever servir. Estas cores ficam estranhas misturadas, mas está vestida ;-)"

O que colocar no saco, antes de sair de casa?

Mãe: "Fraldas, toalhitas, roupa extra, garrafa de agua, creme protector, chapéu  casaco, uma fralda extra, manta, pacote de bolachas (não vá ter fome)..."
Pai: "Saco? Que saco? Ah umas fraldas e umas toalhitas...pronto já está."

Antes de sair de casa

Mãe: Veste as crianças, penteia, lava caras e mãos, faz o saco delas, prepara um lanchinho, se for hora disso, dá um jeito no quarto das crianças e na sala e por fim arranja-se.
Pai: Toma  banho, veste-se e está pronto para sair e não percebe como é que demoramos tanto tempo...acho que para eles as crianças saiam de pijama que não tinha mal nenhum.

Hora de dormir

Mãe: coloca o pijama (que por vezes condiz com a roupa da cama escolhida), lava os dentes aos miúdos, penteia-os e coloca-os na cama com os lençóis bem esticados...
Pai: lava dentes, veste o primeiro pijama que aparece e coloca-os na cama, lençóis e afins são pormenores.

Brinquedos

Mãe: evita que os brinquedos se espalhem por toda a casa; evita que os estraguem  que os partam e ensina que no final tudo deve voltar para o seu lugar.
Pai: "deixa-os espalhar, estão a brincar, deixo-os mexer e remexer nos brinquedos, mesmo que estraguem, estão a ver como funcionam."

As brincadeiras

Mãe: "não vás para aí que te sujas; não pegues nisso que tem óleo, não coloques as mãos no chão, cuidado com a lama..."
Pai: "olha aquela poça de água...splash... mexe na terra, a roupa lava-se, deixa lá..."

Tão próximos e tão diferentes. É óbvio que nem todas as Mães são assim, nem todos os Pais são assim.
Desde que não haja exageros (em alguns exemplos exagerei) os oposto acabam por se completar e desde que nos momentos cruciais as ordens sejam as mesmas e no mesmo sentido, estas diferenças acabam por ser saudáveis.
Mas é um facto, maioritariamente as mulheres são perfeccionistas, gostam das coisas direitinhas, das roupas a condizer, de tudo bem feito, ainda que não seja o mais prático. Por outro  lado os homens são práticos, pragmáticos e o pensamento é: funciona, não funciona? Então esqueçam se fica bem, se condiz ou se a roupa tem que ir para lavar...
Tão próximos e tão diferentes 


Sem comentários:

Enviar um comentário