quarta-feira, 21 de março de 2012

Loucos anos 80

Hoje de manhã ouvi que a saga "uma aventura" da Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada fazia 30 anos...30 anos e ainda me lembro tão bem de ler "Uma aventura" quando era miúda...as gémeas (Teresa e Luísa), o Pedro, o João o Chico e os cães, que se bem me lembro era o Faial e o Caracol.
E não é que me deu para a nostalgia e comecei a lembrar-me de como era a vidinha há 30 anos atrás, como eram os loucos anos 80...
Pois que me veio à memóriaminha agenda e o respectivo spot publicitário " a minha agenda, a minha agenda", lembram-se?
E por falar em publicidade, quem não se recorda das canetas Bic... bic, bic, bic...bic laranja, bic cristal, as Fantasias de Natal "não, não o coelhinho foi com o palhaço no comboio ao circo"...ou então "Preto de cabeleira loira e branca de carapinha, não é natural", restaurador Olex... e "com CD quem é você", peúgas e na maioria das vezes branca...pé de gesso :-)

Mas impacto tiveram também muitas das séries de televisão que na altura eram bombásticas, como o MacGyver, que com as suas engenhocas e o seu canivete suíço fazia bombas com chiclete...
E o Justiceiro (Knight Rider) e o seu super carro Kit....série que mais tarde foi dobrada para português do Brasil, " Kit amigão vem-me buscar" não soava lá muito bem...
E do Duarte e Companhia, quem não se lembra da dupla de detectives e do Citroën 2cv e do "Eu não sele chinês, eu sele japonês."
E o belo clássico do tempo em que todos admitiam ver telenovelas, o Roque Santeiro, com o Sinhozinho Malta e a Viúva Porcina...???

E na música, tantos clássicos que ainda hoje se ouvem: Europe - Final of Countdown, Doce - Bem Bom, Carlos Paião- Playback, Wham - Wake me up before you go-go, Depeche Mode - Enjoy the silence, A-HA - Take on me, Bryan Adamas - Summer of 69, Michael Jackson - Thriller, U2 - Pride....e muitos, muitos mais...
No carro não havia leitor de CD's, apenas cassetes...e ainda não dava para saltar as músicas tal como nos CD's...e em casa era a mesma coisa, cassete ou então o disco de acetato ou vinil...saudades daquele barulhinho antes da música começar...

Esperem, porque não fica por aqui...e nós como é que nos vestíamos? E os cabelos?
Meeeeeeddddo...
Um chumaço em cada ombro, que nos fazia parecer sem pescoço e uma pala daquelas com muita laca e que de costas era visivel de tão alta que ficava...quanto mais alta a pala mais fashion...
As calças rasgadas, as cores fortes e os cintos largos faziam parte do guarda roupa da maioria...e na praia os biquinis muito subidos, com um corte que aos olhos de hoje é mesmo old fashion e sempre muito estampados, usava-se e abusava-se dos estampados...e o bigode masculino, o famoso homem português e o seu inconfudivel bigode, que tem como principal representante o Zézé Camarinha...

Bem, ficava aqui horas a lembrar-me e a descrever muitas mais séries, músicas, roupas, cortes de cabelo que tanto caracterizaram esses anos...outros anos e já passados...
E porque recordar é viver, espero voltar a escrever daqui a 20 anos, acerca dos loucos anos 10, da moda, das séries de televisão, dos ipad e ipod, facebook, blogues...

Até lá :-)




Sem comentários:

Enviar um comentário